top of page

COMO FAZER UMA PAREDE VIVA

Faça você mesmo uma parede viva em casa, de forma fácil e gastando pouco.

Na intervenção deste ambiente, uma área externa que precisava virar uma área social, nos deparamos com uma situação que exigia uma atenção especial.


Esse espaço possui uma escada que leva ao segundo piso de uma edícula que existe no fundo do quintal. Sob essa escada foi feito um espaço para jardim, ou melhor, um canteiro.


Ocorre que o canteiro sob a escada não recebe luz do sol alguma, sendo quase que impossível criar algum paisagismo com plantas de solo tão resistentes para sobreviver nesse ambiente tão insalubre.


A ideia aqui foi então de criar um jardim vertical em substituição ao jardim convencional.


Primeiro por que trabalhando a parede ao invés do canteiro quebraríamos a sensação de estarmos debaixo da uma escada, em segundo lugar por que existem mais opções de plantas de parede que vivem bem em um ambiente tão hostil assim.


Para criar esse jardim, em primeiro lugar tiramos a altura do espaço a fim de verificar quantas faixas de plantas seriam necessárias para cobrir toda a área pretendida.


Considerando que cada faixa ocuparia 40 cm, mais ou menos, foi apurada a necessidade de 4 fileiras de plantas para completar a área de cobertura.


Com o número de fileiras necessárias, e a distância entre elas definidas, pudemos chegar ao número de traves verticais que seriam necessárias para dar suporte as traves de sustentação dos vasos.


Veja que conforme demonstra a foto foram colocadas 4 traves verticais (1) para dar sustentação para as traves horizontais, que são as que darão suporte direto aos vasos.


Na horizontal foram colocadas duas traves, a de cima (2) é por onde o vaso será sustentado, ou seja, onde ele será fixado, e a de baixo (3) é o apoio do vaso para que ele não fique instável pendurado na estrutura.


Apos a estabilização da estrutura de madeira na parede, é a hora de colocar os vasos em que serão acondicionadas as plantas escolhidas para compor esse paisagismo.


DICA: Caso seja necessário, você pode pintar a estrutura de madeira da cor da parede para camuflar melhor possíveis espaçamentos que venham a aparecer quando as plantas forem acondicionadas em seus vasos.


Os vasos neste caso nos prendemos na primeira trave de madeira horizontal utilizando lacres de plástico.


DICA: Verifique se o vaso que foi adquirido, que tem que ser em meia lua, já possui os furos de vazão de agua e de fixação no suporte, caso não tenha, faça utilizando uma furadeira.


O resultado será esse da foto acima. neste caso, para cobrir todo o espaço utilizamos 16 vasos em meia lua para compor nosso paisagismo do jardim vertical.


Pelo ambiente hostil que estamos trabalhando escolhemos plantas bastante resistentes para composição, como a samambaia e a jiboia. Não foi necessário adquirir 16 vasos de plantas, como os vasos de parede são em meia lua nos adquirimos 8 plantas e cortamos o arranjo ao meio acondicionando cada uma das metades em um vaso diferente.


O resultado desse trabalho, vocês podem observar no slide de fotos abaixo.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page