A MISTURA DE ESTAMPAS, SERÁ QUE FUNCIONA?
Geralmente estamos acostumados com composições mais simples na decoração ou com cores e estampas que formam um conjunto coordenado.
Bem difícil observarmos elementos estampados se compondo entre sí, mas saiba que isso é possível de acontecer.
Mais que possível, os resultados para essas escolhas podem ser bem interessantes quando o resultado final que buscamos é um ambiente descontraído e com muita identidade.
Não é fácil com por estampas e bem complicado, mas algumas dicas simples podem ser observadas se você quiser tentar se arriscar nessa composição.
Vamos buscar alguns exemplos e trazer algumas dicas para te ajudar nesse trabalho ligeiramente delicado.
A composição ao lado é relativamente simples e pra quem está fazendo a primeira tentativa na composição de estampas essa é uma boa pedida para um pontapé inicial.
Neste caso foram escolhidas estampas diferente, porém, como os mesmos padrões e exatamente da mesma cor.
A cor é um elemento que ajuda muito a compor estampas. Mesmo diferentes quando tem composição é sempre extremamente necessários que entre as combinações exista um elemento de identidade.
Neste caso o elemento de identidade foi a textura(mesmo tecido), mesma padronagem e mesmas cores.
A cor vai ser na grande maioria das vezes o ele de ligação entre a composição de estampas e padronagens diferentes dentro da composição de uma décor.
A direita temos texturas diferentes entre os tecidos, padrões diferentes nas estampas, mas mantemos sempre a mesma identidade de cores que neste caso é o azul. Veja que muito embora exista a mescla da estampa, geométrica(padrão) com a orgânica, o elo de ligação formado pela cor azul torna a composição bonita e agradável.
Neste outro exemplo é possível avaliar melhor a mistura de padrões tendo como elo de ligação as cores utilizadas.
Cor que une as composições é o azul e branco, com isso foi possível compor o padrão florido com o listrado criando uma composição harmônica.
Com esses pequenos exemplos o que nós podemos observar é que para mistura de estampas vai ser sempre necessário buscar algum elemento de identidade entre elas. Esse elemento pode ser a cor, o padrão ou qualquer outro que faça o link entre um e outro
Vale lembrar que cores como preto branco e cinza são neutros e na maioria das vezes irão compor bem com qualquer outra estampa, os geométricos também são neutros e podem compor super bem com estampas organicas, mas JAMAIS se esqueça do elemento de identidade entre elas, do contrário a composição não vai ficar em harmonia e a impressão será de um ambiente desorganizado e mal elaborado.
Abaixo vamos deixar alguns exemplos dos simples aos mais ousados de mistura de estampas para você se inspirar.