top of page

LIVING - ZN

CUSTO TOTAL

ANTES

DEPOIS

 

Essa sala faz parte do apartamento de um jovem casal.

 

Como todo apartamento moderno os espaços são bastante reduzidos e existe uma certa dificuldade de conseguir se alcançar todas as utilidades necessárias em cada ambiente.

Fora isso, além das paredes brancas, os móveis eram todos em cores muito neutras e apagadas o que deixava o ambiente completamente sem personalidade; e este era muito o oposto do casal que ocupa esse espaço.

O desafio era trazer ao ambiente muita personalidade e descontração, modernidade e inovação, mas sem perder o aconchego e os traços pessoais de cada um.

 

Era preciso mais espaços de assento para recepção de amigos, e também, utilizar a coleção de cartões postais da moradora como um elemento de decoração, tudo isso com o budget super restrito e tentando aproveitar ao máximo possível o acervo pessoal de móveis e objetos que já pertenciam aos moradores.

Nossa primeira preocupação nesse projeto foi o de conseguir acomodar mais pessoas sentadas na sala de estar, já que os moradores desse apartamento têm por hábito receber amigos.

No arranjo anterior existia na parede oposta ao sofá um rack improvisado com caixas de feira e uma prateleira que dava suporte aos equipamentos eletrônicos.

Como a necessidade era acomodação de pessoas sentadas, optamos por desenvolver uma solução alternativa, tirando o rack de caixas de feira, substituindo por um banco de madeira que pode ser utilizado com dupla função, assento e apoio de equipamentos e objetos.

No centro do banco confeccionamos um futon com tecido de estampa de bananas, para trazer um ar de descontração a sala, e trabalhamos as laterais do banco com elementos de decoração: um abajur e um vaso de suculentas.

A parede foi forrada com tecido - mesmo tecido utilizado para forrar a coluna na sala de jantar - e sobre a televisão, que agora ficou presa na parede, um conjunto de nichos que comportam desde livros, enfeites, até DVDs do casal.

A parede morta e sem vida ganhou muita personalidade e, principalmente, funcionalidade já que agora o banco pode comportar pelo menos 3 pessoas sentadas confortavelmente, além da volumetria do tecido escolhido trazer mais textura e movimento ao ambiente. 

A divisão entre a parede da sala e a do corredor do apartamento ainda que de um lado a forração de tecido e do outro a parede lousa, ficou bastante equilibrado e harmonioso, dando leveza e separação aos ambientes.

A parede oposta ao rack foi o local da sala escolhido para ser acomodado o sofá. Ele já fazia parte da décor do apartamento e os moradores não tinham a intenção de se desfazer dele.

Para trazer um ar de modernidade, identidade e graça ao estofado foram escolhidas almofadas com estampas divertidas e inusitadas, dando um ar de jovialidade e despojamento ao ambiente.

O tapete escolhido, em tons de cinza, deu um toque de unidade ao ambiente já que a escolha das cores teve por predominância a palheta do cinza. Como finalização as paredes receberam uma composição de gravuras do acervo do casal  sobre o sofá.

Outra necessidade dos moradores era de que próximo a porta de entrada eles pudessem contar com um apoio de objetos e utensílios de uso diário. 

Foi então colocada uma prateleira para chaves, documentos, carteira; com ganchos na sua parte inferior para pendurar bolsas, a coleira do cachorro e qualquer objeto de uso cotidiano e sobre ela um espelho indiano para improvisar e estilizar uma "chapeleira".

Muita coisa na composição desse ambiente foi reciclada da decoração anterior, por esse motivo foi possível brincar com muitos estilos, cores e referências o que deu muita identidade e despojamento a sala de visitas desse apartamento.

A sala de jantar do apartamento também foi um grande desafio. E foi nesse ambiente que escolhemos utilizar a coleção de cartões postais da moradora. Com eles nós fizemos uma aplicação na parede e teto delimitando o espaço ocupado pela área de jantar. 

Contrapondo a informalidade dessa aplicação a escolha pelo lustre de cristal trouxe um toque inusitado na composição dessa décor. 

Na coluna ao fundo da sala optamos pela forração da parede com o mesmo tecido da sala de visitas, criando assim uma unidade entre os ambientes e instalamos prateleiras bar na coluna dando uma utilidade prática para ela que antes ficava esquecida e sem função. 

bottom of page